quarta-feira, 11 de abril de 2012

  GALINHA FE

Atenção: este Blog não está configurado para celular, acesse pelo Computador para poder entrar noMenu
DICAS do LOBÃO
O Que é Uma Galinha Feliz?

 Galinhas criadas de forma ecologicamente correta,  respeitando-se as necessidades naturais das aves, sem uso de produtos químicos no trato sanitário; araçoamento apenas com alimentos saudáveis e, naturalmente orgânicos. Esta pode ser uma breve descrição do que são as "Galinhas felizes". Ou, numa bela definição do Departamento de Genética da ESALQ:
 "É uma ave que tem muito espaço para tomar sol, correr, bater asas, ciscar, enfim uma galinha feliz."
 A repórter da TV Globo Mônica Teixeira produziu uma pequena reportagem sobre as Galinhas Felizes de uma granja de S. Paulo que aqui reproduzimos:

 "Em vez de elas serem criadas em gaiolas, como nas granjas convencionais, essas galinhas ficam soltas, em um espaço grande, ciscando sem stress. É por isso que elas são chamadas de galinhas felizes.
“As galinhas são criadas assim com todo o carinho mesmo. A gente procura dar um tratamento individualizado para cada galinha”, explica o veterinário e agricultor Romeu Mattos Leite.
Tudo na criação foi pensado para não deixar as galinhas estressadas. É um galinheiro ideal, onde as moradoras agem como se estivessem livres, agem naturalmente. “Ciscar, namorar, dormir no puleiro e vadiar. Essa área aqui a gente chama de área de vadiagem, porque faz parte da vida da galinha vadiar”, aponta o veterinário.
Mas será que dá para saber se elas são realmente felizes? “Existem vários parâmetros para avaliarmos isso”, aponta Romeu.
A avaliação é feita todo mês. Penas bonitas já são um sinal. E elas também sabem demonstrar felicidade rolando na terra. “Eu prefiro comer o ovo de uma galinha feliz do que uma galinha estressada, embora visualmente, às vezes, você não consiga ver a diferença, mas o conteúdo é diferente”, destaca o agricultor.
Estudos que compararam os ovos de galinhas orgânicas com os ovos de granja concluíram que as galinhas felizes botam ovos com o dobro de vitamina E, e 40% a mais de vitamina A.
Ne
m precisa dizer que essas galinhas só comem ração orgânica, uma mistura de milho, farelo de soja, de trigo, linhaça e quinua. Quando ficam doentes, elas são tratadas com homeopatia e remédios a base de plantas.
Romeu, que é veterinário, tem mais uma explicação para a diferença na qualidade dos ovos. “Ela (a galinha) tem tranqüilidade, e o aparelho digestivo dela funciona normalmente, sem indução química. E ele consegue extrair mais nutrientes e agregar mais nutrientes ao ovo”, afirma o agricultor.
Então, estamos diante de verdadeiras fabricantes de vitamina. Essas galinhas põem 200 dúzias de ovos por dia, com todo o conforto. Os aposentos das galinhas são chamados de quartos e têm teto solar e tudo.
Antes de colher os ovos, é preciso sempre pedir licença antes e bater na porta. Tanta educação tem motivo. “O nosso costume de bater, na verdade, tem dois sentidos. Um deles é para não assustar a galinha, para a gente pedir licença para a galinha. Mas nesse momento que a gente bate também é um momento de reflexão, para a gente olhar para si mesmo para ver se eu estou em condições de fazer esse serviço, se eu não estou irritado, se eu não estou bravo, se eu não estou insatisfeito. Então, é um momento de reflexão pessoal também”, explica Romeu.
“O que a gente observa é que o bem estar da galinha depende muito do estado de espírito da gente, porque o criador, a pessoa que vai estar lidando com o animal, é fundamental. Ele é quem determina realmente o bem estar da galinha”, aposta o veterinário.

                                                             ***


 Nesta outra reportagem, a cargo do Site "A Hora do Ovo" (http://www.ahoradoovo.com.br) podemos ver como vai o projeto "Galinha Feliz" na Colômbia, desenvolvido pela Universidade Nacional daquele País:

Galinhas felizes produzem mais ovos e ovos de melhor qualidade
 
 "O projeto se chama A Galinha Feliz e está sendo desenvolvido pela Universidade Nacional da Colômbia. Trata-se de um programa realizado por pesquisadores dessa instituição colombiana que associa ração à alimentação feita livremente, no pasto. O objetivo é melhorar a produção de ovos, o que parece estar sendo alcançado. Segundo pesquisadores do Centro Agropecuário Marengo, da Universidade da Colômbia, as galinhas criadas dentro desse programa aumentaram sua produção e a qualidade dos ovos entre 5 a 10% em comparação com as aves tradicionais criadas em gaiolas.
O projeto, criado pela professora Marta Pulido, consiste em complementar a ração dada às aves todas as manhãs com “passeios” pelo campo localizado junto aos galpões. São dois galpões, cada um com capacidade para 250 galinhas, tendo ao lado cerca de quatro lotes para o pastoreio. “São alojadas entre 6 e 8 aves por cada metro quadrado dentro do galpão e cerca de 4 aves por cada metro quadrado no pasto”, explica Claudia Torres, pesquisadora da Faculdade de Medicina Veterinária e de Zootecnia da Universidade. Coordenadora encarregada do programa, Claudia conta que, a princípio, as aves saem para o pastoreio durante uma hora. Depois, a cada dois dias, a jornada das aves no pasto vai aumentando uma hora, até que elas permanecem ao ar livre entre as 9 da manhã e as três e meia da tarde.
http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2013/7/414_925_conteudo_g.jpg
No galpão, as aves recebem ração e botam seus ovos; no campo, elas passeiam, ciscam, tomam sol e têm contato com a terra
Ao se alimentar com os nutrientes do pasto, que contêm alta quantidade de pigmentos naturais, os chamados carotenoides, essas aves põem ovos com gemas de cor mais intensa, o que agrada muito o consumidor. “Esses carotenoides auxiliam na cor da gema mais intensa, tornando o ovo mais atrativo ao consumidor”, assegura a zootecnista. Além disso, acrescenta, o pastoreio das aves lhes proporcionam proteínas e nutrientes que também vão para os ovos. Quanto à felicidade das aves, Claudia conclui: “Dizemos que essas galinhas são felizes porque podem sair do galpão, ficar sob o sol, ter contato com a terra e ciscar, como gostam.”
http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2013/7/414_923_conteudo_g.jpg
Os nutrientes do campo também "fortalecem" os ovos

 O projeto, segundo seus idealizadores, também atende a questões econômicas já que essas aves são alimentadas com maior quantidade de suplementos deixados como resíduos das colheitas na terra. Isso significa que o ovo posto por essas aves é mais enriquecido com elementos nutritivos que não estão contidos nas rações.
Embora seja um projeto muito bem estruturado para quem procura a criação para nichos específicos de mercado, a ideia não se adequa à alta produção de ovos para atender a grandes mercados, já que há restrições nesse sentido. O maior complicador é a exigência de uma área grande para a criação das aves, já que elas precisam viver em baixa densidade, segundo as características do programa. “Infelizmente, com esse projeto, o avicultor necessita de muito mais espaço. São necessários cerca de 50 metros quadrados para criar mais ou menos 50 aves em pastoreio (livres no campo). Nos galpões tradicionais, esse mesmo espaço poderia conter até 400 aves”, comparam os pesquisadores colombianos".
(A Hora do Ovo, com informações do Site Avícola e da Universidade Nacional da Colômbia. Fotos: Victor Holguín)

 

 Recado do lobão 

 Agora que voce já sabe o que é a Galinha Feliz, navegue pelo Site, temos vídeos, dicas e cursos indispensáveis para quem deseja iniciar uma criação feliz.  

 No menu, logo abaixo do cabeçalho da página, voce encontra nosso endereço de e-mail; um formulário para contato;  uma página tira dúvidas e muito mais. Sinta-se em casa.

Forte abraço
lobão.

***
------------------------------------------------------------------------------------


"...a cabeça deles funciona de uma forma muito diferente da sua e da minha. Qual o valor do dinheiro para eles? Muito pouco. Eles não precisam disso, eles pouco falam de dinheiro"


" ...gostaria de falar especificamente dos seus ovos, que comi ontem pela primeira vez. Os Ovos das Galinhas Felizes"

"Antes de falar dos ovos temos que falar de suas mães, as galinhas! A meta deles é deixar as galinhas felizes"

"Agora de barriguinha cheia, lhes pergunto: é ou não é uma forma de sociedade incrível?"

  As frases acima, estão na excelente reportagem de *Guilherme Lito sobre a filosofia de vida que é a forma Yamaguishi de avicultura. Por sinal, a avicultura do Criatório Stª Cecília, há mais de vinte anos se inspirou na filosofia Yamaguishi, criando uma espécie de mix com as formas:  Orgânica; Bio dinâmica; Ecológica, e, daí resultou no nosso porprio método, denominado à época como "Active bio sense". Desenvolvemos a avicultura por esse método, por mais de dez anos, hoje, com menos rigor quanto à forma e nomeclatura, abandonamos nosso próprio método, substituíndo-o pelo "Sistema Feliz", que a nosso ver engloba perfeitamente tudo que é bom para homens e animais. Sem algumas tecnicas mais ortodoxas e impraticaveis da Permacultura e, quase sem nenhuma característica da avicultura industrial. Enfim, nosso método é FELIZ!
 CLIQUE AQUI para ler a reportagem do Guilherme e conhecer um pouco da filosofia Yamaguishi e a forma feliz de avicultura que praticam numa bela Fazenda em S. Paulo, verdadeirio paraíso!

(*)Sócio/parceiro da LUZ, empreendimento de gestão empresarial baseado na Gênesis da PUC-Rio

a cabeça deles funciona de uma forma muito diferente da sua e da minha. Qual o valor do dinheiro para eles? Muito pouco. Eles não precisam disso, eles pouco falam de dinheiro. - See more at: http://blog.luz.vc/inovacao/sociedade-utopica/#sthash.bVSScSEr.dpuf